Harmonização de vinhos e comida

Nada mais prazeroso do que apreciar uma bela taça de vinho acompanhada de uma boa refeição, porém é necessário que haja um equilíbrio entre o prato servido e a bebida para que um complete o outro e não se sobressaia.

Harmonização de vinhos e comida

A regra geral e mais conhecida é a de que comidas leves pedem vinhos brancos e comidas mais encorpadas e mais pesadas, com molhos e uma maior porcentagem de gordura, pedem vinhos tintos.

Se houver uma ocasião onde será realizada a degustação de vários vinhos durante um jantar, é indicado que se consuma primeiramente os vinhos mais leves para que depois sejam apreciados os vinhos mais encorpados.

Para acompanhar peixes e outras carnes brancas recomenda-se a harmonização com vinhos brancos ou tintos mais leves, já para o consumo de carnes vermelhas é indicado que se harmonize com vinhos tintos mais encorpados. No caso das sobremesas muitas pessoas preferem harmonizá-las com vinho doce, porém é indicado que o vinho seja mais doce do que a sobremesa. Se ao invés de saborear um vinho doce com uma sobremesa, fosse utilizado um vinho seco, os sabores não iriam se equilibrar, não seria harmonioso e muito menos prazeroso.

Algumas comidas deve-se evitar que sejam consumidas com o vinho, devido a seus ingredientes serem um pouco ácidos e alterarem completamente o sabor e o aroma dos vinhos. Os principais alimentos não indicados para harmonização com vinhos são: Saladas temperadas com o vinagre; sobremesas extremamente ácidas ou extremamente doces.

Antes de analisar qual vinho será degustado em determinada ocasião é importante que primeiramente seja analisada a comida a ser servida e seus ingredientes, para que a combinação do jantar com a bebida seja um sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>