Tipos de Vinhos

A classificação dos tipos de vinhos pode ser feita de acordo com vários métodos, incluindo: local de origem, métodos e estilos de vinificação, dentre outras variáveis.

Tipos de Vinhos

Historicamente, os vinhos têm sido conhecidos por nomes refletindo sua origem, e algumas vezes estilo, como Bordeaux, Rioja, Mosel e Chianti, os quais são nomes legalmente definidos que espelham os vinhos tradicionalmente produzidos na região. Essas denominações de origem indicam não só aonde foram cultivadas as uvas, mas também quais entraram no vinho e como foram vinificadas.

Os tipos de vinhos também podem ser classificados pelo método de vinificação. Isso inclui a classificação de tipos como vinho tinto ou branco, espumante, ou fortificado. A cor do vinho não é determinada pelo suco da uva, que é quase sempre claro, mas pela presença ou falta da casca da uva durante a fermentação. Os vinhos tintos são feitos a partir de uvas vermelhas ou pretas, mas a cor é resultado do processo chamado maceração, no qual a casca da uva é deixada em contato com o suco durante o a fermentação. O vinho branco pode ser feito de uvas de qualquer cor e a casca é separada do suco durante a fermentação. Um vinho branco feito de uvas bem escuras pode parecer rosado.

Tipos de vinhos espumantes, com champagne e prosecco, contêm dióxido de carbono produzido naturalmente na fermentação ou injetados posteriormente. Para ter esse efeito, o vinho é fermentado duas vezes, sendo uma em um container aberto para permitir o dióxido de carbono escapar e a segunda vez em recipiente selado, onde o gás permanece no vinho. Vinhos espumantes de método tradicional obtêm o dióxido de carbono a partir de fermentação na garrafa. Vinhos do tipo semi-espumante são aqueles que contêm menos de 2,5 atmosferas de dióxido de carbono ao nível do mar a 20 °C.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>