Vinho Barca Velha

O Vinho Barca Velha é considerado o mito dos vinhos tintos portugueses, foi criado em 1952, por Fernando Nicolau de Almeida que na época era enólogo na casa ferreira na Quinta do Vale Meão. Este vinho foi um dos primeiros a ser produzidos na região do Douro em uma propriedade com um total de 279 hectares, sendo 105 de vinhedos, e destes 50 são destinados a produção do Vinho Barca Velha.

Vinho Barca Velha

As uvas utilizadas na produção destes vinhos são: Tinta Roriz (60 %); 40% (Touriga Nacional e Francesa e a Tinta Amarela.

Por ser considerado um dos melhores vinhos do porto, o Barca Velha só é produzido em safras consideradas excepcionais pela vinícola, por isso as suas últimas produções foram nos anos 1978, 1981, 1982, 1983, 1985, 1991 e 1995. É um vinho que pode ser guardado por muito tempo, quanto mais velho melhor dizem seus produtores.

Seu teor alcoólico é de 13,5 %, é um vinho considerado caro, devido a sua excelente qualidade. Durante a sua produção todos os cuidados são tomados para que nada saia errado e nem cause prejuízos e danos a produção. Na região do Douro, cada hectare para cultivo de vinhas custa cerca de cinqüenta mil euros.

Utiliza-se durante a produção do Vinho Barca Velha uma técnica para que atrase a fermentação do mosto, possibilitando um prolongamento do contato das películas das uvas, beneficiando assim o vinho, intensificando mais seu sabor, sua cor e seu aroma. Antigamente essa técnica era totalmente realizada manualmente, atualmente há grandes tecnologias que auxiliam a produção.

Uma ideia sobre “Vinho Barca Velha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>