Vinho do Porto

O Vinho do Porto é um vinho produzido exclusivamente de uvas cultivadas na região demarcada do Douro, em Portugal. Essa região possui um clima muito interessante, no verão a umidade é muito grande e o calor também, já o inverno é marcado por frio intenso.

Vinho do Porto

O Solo da região é drenado muito facilmente, em razão disso as raízes das videiras precisam perfurar regiões mais fundas para conseguirem água, devido a essa característica juntamente com o clima diferenciado a produção de uvas para a elaboração de vinhos é considerada baixa, mas de qualidade.

Vinho do Porto

As uvas mais utilizadas na produção de Vinho do Porto são: Touriga Francesa, Tinta Barroca. Touriga Nacional e Tinta Roriz. Em determinado momento durante o processo de fabricação do vinho é adicionado certa quantidade de aguardente vínica, que deixará o vinho mais fortificado.

Durante o período de maturação, o vinho aperfeiçoa seus aromas e sabores de forma lenta e equilibrada, pois é um vinho considerado concentrado.

Há uma grande diversidade de vinhos do Porto, todos com alto teor alcoólico, que está sempre em torno de 19 a 22%. Os três tipos são: Branco; Ruby e Tawny. A diferença entre os tipos está nas uvas utilizadas, sendo a do Branco: uvas brancas e as demais categorias as uvas tintas. Outra diferença principal entre os três tipos de Vinho do Porto está no envelhecimento, o Branco é considerado jovem, já o Ruby o envelhecimento demora mais, para que haja uma maior conservação dê suas características. E o Vinho do porto Tawny permanece até três anos em balseiros para posteriormente ficar armazenado em pipas maiores, onde pode permanecer por até quarenta anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>